domingo, 3 de agosto de 2008
Conceitos de Rasa, Virya, Vipak, e Prabhava
Conceitos de Rasa, Virya, Vipaka e Prabhava, segundo a Ayur Veda.
A Ayur Veda se caracteriza pela sua visão holística.
Os mesmos sintomas de desequilíbrio da saúde podem ser tratados de maneira diferentes pelo curador habilidoso, ele só precisa conhecer bem o seu paciente tanto física como mental e emocionalmente, conhecendo sua constituição ou Prakruti, a natureza e o estado de evolução do desequilíbrio.
Partindo do principio que o indivíduo é um microcosmo, entende-se que o equilíbrio perdido também se encontra no macrocosmo.
A Ayur Veda analisa os efeitos dos alimentos ingeridos como sendo quatro, em sânscrito, Rasa, Virya, Vipaka e Prabhava, que em português poderíamos traduzir como sabor, energia (calórica), efeito pós-digestivo, e efeito na mente ou consciência.
Rasa (sabor)
Pela presença dos cinco grandes elementos em toda a manifestação, mesmo nos sabores teremos a influência dos Doshas. O sabor (Rasa) é imediatamente percebido na língua, ao ser ingerido, mas seu efeito se observa em todo o corpo, incluindo a mente. Os sabores podem ser seis em número, segundo a Ayur Veda e equilibram, agravam ou reduzem os Doshas. Doce, salgado, ácido, picante, amargo e adstringente. Por experiência sabemos que a ingestão continua e intensa de doces provoca excesso de peso. A ingestão de picantes acelera a digestão e nos predispõe para novos sabores. A Ayur Veda estuda como o sabor doce se compõe de elementos Kapha e, portanto a sua ingestão em demasia, acaba agravando o mesmo Dosha Kapha. Assim todos os sabores são estudados pela sua composição e sua influência conseqüente nos Doshas. A Ayur Veda recomenda uma dieta balanceada com os seis sabores para ter uma vida mais saudável e prevenir dessa forma desequilíbrios.
Virya (energia calórica)
A temperatura (Virya) deveria ser observada, pois é muito importante de acordo com a Ayur Veda, uma vez que esta tem participação crucial na digestão. Os efeitos dos alimentos “quentes” podem ser observados, por exemplo, na maior facilidade da sua digestão, uma vez que o organismo não precisa dispensar energia extra, e o contrário pode-se observar quando ingerimos alimentos “frios”, o organismo precisa tomar emprestada a energia calórica para o processo de digestão de tais alimentos. Por outro lado também tivemos a experiência de evitar temperaturas frias para uma criança com um quadro de gripe, ou com tosse produtiva. Ou seja, em termos da Ayur Veda, o Virya será responsável pelo Pitta numa digestão.Vai definir uma digestão boa, lenta ou rápida. Um Virya “frio” vai incrementar o Vata e o Kapha e acalmar o Pitta e um Virya “quente” incrementa o Pitta, reduzindo e acalmando Vata e Kapha. Por exemplo, damos chás “quentes” para um quadro de gripe com intenção de fluidificar os mucos (Kapha). O Virya dos alimentos incide na temperatura do corpo, e na digestão, e seu estudo e aplicação na nossa vida diária nos protege de desordens na saúde.
Vipaka (digestão específica ou efeito pós-digestivo)
O terceiro efeito estudado é o efeito pós-digestivo (Vipaka), e é o que ocorre ao finalizar o processo de digestão, quando os tecidos absorveram todos os nutrientes encontrados no alimento ingerido. Este é um efeito muito sutil, porém conhecemos algumas maneiras para detectá-lo, por exemplo, já tivemos experiência de saborear algo que depois de digerido se apresentou com outro sabor. A Ayur Veda analisa os seis sabores e seus efeitos pós-digestivos como sendo três, doce, ácido e picante. E aconselha que observemos estes detalhes para uma saúde estável. Os sabores doces e salgados têm um efeito doce, o ácido permanece como ácido e os três sabores restantes, a saber, picante, amargo e adstringente, terão um efeito pós-digestivo picante. O conhecimento do Vipaka de um alimento é indireto, assim, só poderemos identificá-lo conhecendo antes o seu sabor.
Prabhava (efeito na consciência).
Prabhava é o efeito provocado pelos alimentos na mente, na consciência, e este é um ponto de vista único da Ayur Veda. È um efeito muito sutil, porém direto e poderoso na mente, e por sua sutileza, carência de lógica e imprevisibilidade, dificilmente pode ser catalogada, sendo mística e estranha.
Podemos perceber sua influência se observarmos com atenção um indivíduo que se alimenta, por exemplo, em estabelecimentos que comercializam alimentos industrializados, e outro que se alimenta com comidas feitas pela carinhosa mãe. O carinho da mãe entra em ação bem antes da preparação dos alimentos, mesmo na escolha dos ingredientes, levando em consideração o gosto e as necessidades nutricionais do seu “freguês”, e todo o cuidado durante os preparativos desse alimento para se chegar a um prato atrativo, nutritivo e satisfatório. Não podemos afirmar que o mesmo processo seja levado a cabo nos estabelecimentos de alimentos industrializados, mesmo que se esforcem colocando uma foto na parede com o “empregado do mês”, lindo e bem sorridente. Os efeitos na mente serão bem visíveis para o observador atento.
A Ayur Veda, como medicina, tem muitas maneiras simples e objetivas de nos ajudar no nosso dia a dia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário