domingo, 3 de agosto de 2008

Considerações de Yoga Terapia e sua ligação estreita com Ayurveda!

Ayurveda, e Yoga Terapia.
(Adap. Do texto de David Frawley, Publicado pela American Institute of Vedic Studies, Volume 5, Issue 1, Jan-Fev 08)

Yoga e Ayurveda são duas ciências inter-relacionadas, ramos da mesma árvore do conhecimento Védico. Elas não se estudam de forma separada, mas como disciplinas relacionadas à saúde, de acordo com a tradição da antiga Índia a qual busca abranger todos os aspetos da vida do ser humano em relação ao universo inteiro. É interessante sabermos como co-existiam tanto Yoga quanto Ayurveda, pois apesar de que cada uma delas tinha um âmbito e função específica, em muitos níveis interagiam e se misturavam livremente.
O conhecimento védico é a ciência dos mantras, dos sábios e yoguis da antiga Índia, designado a nos mostrar o minucioso, extrínseco funcionamento do universo, e a nossa própria consciência; orientando-nos em última instância para o estado de Auto-realização e conseqüente liberação do ciclo de nascimentos e mortes. No entanto isto, os Vedas não oferecem exclusivamente disciplina espiritual, mas faz referencias também à saúde, ciência, arte e cultura.
Ayurveda é um dos quatro Upavedas, ou Veda complementar, secundário, junto com Gandharva Veda (música), Sthapatya Veda (ciência da correta ocupação dos espaços) e Dhanur Veda (artes marciais). Estes Upavedas se fundamentam no conhecimento védico e o complementam. Muito provavelmente Ayurveda é o mais importante deles, pois orienta em todos os aspectos, a saúde e o bem-estar para o corpo e a mente do individuo.
Yoga particularmente é formatado a partir dos Yoga Sutras de Patanjali, e é um dos seis sistemas de filosofia védica (sad darshan). Estes são os sistemas que aceitam a autoridade dos Vedas e funcionam para sistematizar os significados dos ensinamentos neles contidos. Incluem Nyaya (lógica), Vaisheshika (categorização), Samkya (enumeração dos elementos), Purva Mimamsa (ritualística) e Uttara Mimamsa (metafísica). Yoga penetra e invade os outros sistemas e representa seu lado prático, incluindo o princípio de desenvolver o estado da mente meditativa, que é a base de todo conhecimento védico.
Perante este esquema organizacional clássico dos Vedas, Ayurveda é o sistema desenvolvido especificamente para a saúde. Não existe outro sistema nos Vedas, destinado á saúde, além do Ayurveda. Por outro lado, Yoga é o sistema védico destinado a práticas espirituais, em sânscrito sadhana. Todo sadhana védico, isto é práticas espirituais, envolvem alguma forma de práticas de yoga. Disto deduz que Yoga não tem conexão ou origem no sistema de saúde; não há direcionamento para tratamento com yoga para desequilíbrios físicos ou psicológicos. Yoga é destinado a emancipação espiritual, livrar-se da falsa identificação do Eu verdadeiro com o temporário corpo físico ou mesmo a mente, superar as kleshas, ou aflições impostas pela natureza temporária deste mundo. Yoga é uma profunda prática espiritual, em sânscrito chamada de sadhana. Isto não significa que não utilizaremos alguns aspectos de Yoga em favor da saúde, mas entendemos que este enfoque não é o objetivo final. Quando o objetivo da prática de Yoga é a saúde, a nossa prática de Yoga deve ser direcionada por Ayurveda, pelo sistema de diagnostico usado em Ayurveda, que inclui tratamento e manutenção da saúde.
De fato, nunca existira na Índia um sistema de Yoga e saúde, separado do Ayurveda, não somente para os seguidores dos Vedas, mas também para seguidores de tradições não védicas.
Nos textos védicos, o termo para terapia, é chikitsa sthana, isto se aplica a vários textos clássicos de Ayurveda, como Charaka e Susruta Samhitas, e mesmo Vagbhata; todos contêm os termos chikitsa sthana, para tratamentos, terapias; nidana sthana, relativo a diagnósticos; e sarira sthana, relacionado ao corpo físico, como um invólucro do espírito. De acordo com a visão da Ayurveda, o nosso corpo físico é composto de corpo, mente e alma, e a depender de como trabalhamos com estes, a doença ou saúde se estabelece. Ayurveda utiliza todos os aspectos da medicina, que incluem dieta, ervas, medicamentos e exercícios físicos. Inclui também a utilização de mantras e meditação, para a saúde da mente, e promove mudanças no estilo de vida não somente para a saúde mas também para a longevidade. Isto inclui Yoga na forma de asanas, pranayamas ou mesmo mantras para meditação, como ferramentas úteis no restabelecimento e manutenção da saúde e como rejuvenecedoras.
Textos tradicionais de Yoga, como os Yoga Sutras, possuem capítulos chamados Samadhi Pada, relativos à meditação profunda e estável. Sadhana Pada que explanam sobre práticas espirituais. Vibhuti Pada, relativo aos poderes yóguicos. E Kaivalya Pada, que se descreve a Liberação. O processo yóguico de analise da consciência, das sutilezas das energias da mente e do Prana, e vários tipos de práticas espirituais, são todas abordadas detalhadamente nos diversos textos tradicionais, discutindo a meditação, concentração, mantras, rituais, pranayamas, asanas; porém sempre como parte de uma prática espiritual e nunca como uma terapia para saúde do corpo físico. Observemos que não aparece nunca o termo chikitsa pada, ou relativo a tratamentos de saúde. O termo chikitsa não aparece nos Yoga Sutras de Patanjali! E não é um tema importante dentro da filosofia Yogue! Isto devido a que na filosofia Yogue aparece sadhana, e nunca chikitsa, que sim aparece na Ayurveda! Por outro lado, nos textos yóguicos quando se refere a tratamentos com Yoga, sempre se faz menção ao diagnostico ayurvédico. Não existe um tratamento com Yoga terapia separado do Ayurveda. O que mais se encontra nos textos de Yoga são dissertações sobre prana, sentidos, mente, chakras, adoração de Deidades, discussões profunda sobre o Ser e a natureza da consciência, bem como todos os tipos de samadhi, ou profunda absorção. Quando há referências a doenças, estas são tratadas, em geral, como obstáculos para a prática, no entanto quando isto ocorre, a nomenclatura, a linguajem é do Ayurveda.
Para uma satisfatória aplicação de Yoga com fins na saúde, iremos precisar de um sistema mais completo, que inclua princípios filosóficos, práticas de yoga não somente o aspecto de asanas, mas também pranayamas, pratyahara, dharana, dhyana e samadhi, e poder inserir também os princípios de yama e niyama, como estilo de vida yóguico. Yoga para o corpo, mente e espírito. Buscaremos um processo yóguico, não somente dedicado a asanas, para o corpo físico, mas também para o tratamento da mente, das emoções e desordens psicológicos. Tal grandioso sistema yóguico de saúde não precisa ser inventado. Isto de fato já existe na forma da Ayurveda.
A yoga terapia deveria considerar os oitos angas (membros) do yoga, não deveria apenas ser reduzida ao simples aspecto físico das asanas, mesmo porque deste enfoque, estaríamos utilizando o mesmo olhar da medicina moderna.
Os dois primeiros angas são Yama e Niyama, princípios yóguicos da vida correta, que proporcionam uma base necessária para sustentar qualquer prática seja com objetivo de saúde ou espiritual.
Asanas poderiam ser nomeadas como “medicina externa” devido a que elas tratam distúrbios no nível dos músculos e ossos, porém indiretamente também trazem benefícios para muitas outras condições, e claro, também oferece a ideal forma de seqüência de exercícios físicos. No entanto, sem a dieta apropriada, estas características saudáveis podem ser limitadas. Asanas trabalham melhor quando inseridas num contexto de estilo de vida ayurvédico.
Pranayamas seriam a “medicina interna” de yoga. Fornecem Prana, ou energia vital diretamente dentro do corpo, e pode ser direcionado de várias maneiras, de acordo com a necessidade. Pranayamas tem uma atuação direta nos Doshas, e é a maneira mais direta de proporcionar saúde para o corpo e a mente. Enquanto que asanas seriam secundárias neste aspecto. Isto indica que para uma satisfatória yoga terapia, mesmo para a saúde do corpo físico, deve-se enfatizar pranayamas, e utilizar asanas somente para dar base ao pranayama.
Ayurveda proporciona as recomendações apropriadas de estilo de vida para a prática de Yoga, bem como uma sólida base para aproveitar o aspecto saudável das práticas yoguicas. Yoga provê bases psicológicas e espirituais para o Ayurveda e suas aplicações. Precisaremos de Yoga e Ayurveda juntos caso desejemos nos aproximar da saúde e o bem-estar de forma verdadeiramente holística. Ayurveda nos proporciona as bases médicas, e Yoga o objetivo das práticas espirituais. Este é o esquema original védico.
Para compreender com êxito Yoga terapia ou mesmo um sistema médico ligado ao Yoga, deveríamos restabelecer o elo, a conexão de Yoga com Ayurveda.

Nenhum comentário: